Dados do autor
NomeAline Strelow
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS
Sua titulaçãoPós-Doutorado
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
E-mailEmail escondido; Javascript é necessário.
Nome completoAna Cláudia Gruszynski
TitulaçãoPós-Doutorado
País de origem do co-autorBrasil
InstituiçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS
Nome completoAntonio Carlos Hohlfeldt
E-mailEmail escondido; Javascript é necessário.
TitulaçãoPós-Doutorado
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS
País de origem do co-autorBrasil
Proposta de Paper
Área Temática16. História
Grupo TemáticoHistória do Jornalismo
TítuloOs anúncios do primeiro jornal do Rio Grande do Sul
Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os anúncios publicados no Diário de Porto Alegre, primeiro jornal da então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil. O periódico circulou entre os anos de 1827 e 1828 e era um jornal de perfil oficial, que publicava, entre outros textos, atos e comunicados oficiais do governo provincial. Este texto integra estudo realizado pelo Grupo de Pesquisa em História da Comunicação da Fabico/UFRGS sobre os primórdios da comunicação no Rio Grande do Sul.
Nesta pesquisa, foram submetidas à análise de conteúdo as 38 edições do periódico que compõem o acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Todas as seções e textos foram observados, sendo Vendas a seção mais recorrente, presente em 16 edições analisadas. Os anúncios aparecem ainda nas seções Alugueis, publicada em quatro edições, e Compras, em duas. Estas seções eram voltadas ao comércio de imóveis, utensílios, livros e, muitas vezes, de pessoas escravizadas. Outras seções que publicavam informações e anúncios dos assinantes e leitores eram Perdas, Achados e Aviso. Na seção Fugas, informava-se sobre escravizados que haviam fugido, com suas características físicas e habilidades – em alguns casos, oferecia-se recompensa para quem os encontrasse.
A prática europeia de venda de espaços nos jornais foi adotada desde o início da história da imprensa no Brasil, como lembra Martins (1997). Eram textos com tom pessoal, muitas vezes redigidos pelos próprios leitores-anunciantes (SUSSEKIND, 2006). O destaque dado pelo Diário de Porto Alegre a esses textos motivou a presente pesquisa, que tem como foco os anúncios publicados nesse jornal. Pretende-se alcançar, assim, um aprofundamento desse recorte específico do periódico, realizado com uma abordagem metodológica que combina a análise de conteúdo e a pesquisa bibliográfica.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • História da Comunicação
  • História da Mídia
  • História do Jornalismo
  • História da Imprensa