Dados do autor
NomeAlessandro Oliveira
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoUniversidade de Brasília UnB
Sua titulaçãoDoutor
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Proposta de Paper
Área Temática01. Antropología
Grupo TemáticoAntropología de la técnica: Materiales, máquinas y organismos
TítuloO papel e a ação: gestão ambiental em terras indígenas como técnica.
Resumo

Este trabalho converte a perspectiva analítica da conservação ambiental como técnica para refletir sobre ações de gestão ambiental em terras indígenas. Nesta abordagem, a técnica é compreendida como conjuntos de ações e operações que estabelecem determinados tipos de conexões entre seres e coisas, e que podem gerar novas possibilidades de ação, reordenar processos e configurações socioecológicas. Tal perspectiva inspira examinar os documentos, discursos e meios de ação gerados em processos de construção de planos de gestão territorial e ambiental em terras indígenas – PGTAs, com a mesma atenção dedicada à fabricação de um objeto técnico. Deste ângulo, apresento uma etnografia dos PGTAs construídos pelos povos indígenas que vivem nas regiões de serras e lavrados em Roraima/Brasil, mapeando as transformações sociotécnicas geradas por esses planos materializados em papeis. Como objetos técnicos de fronteira, esses instrumentos emergem do encontro entre percepções e tecnicidades de comunidades locais e de diferentes saberes técnicos de cientistas, assessores e gestores públicos. Em uma interseção entre antropologia da técnica e da educação, esboço um olhar para esses encontros interessado nos processos de aprendizagem que ganham forma na constituição de comunidades de prática. Esse conceito derivado da teoria social da aprendizagem situada abre espaço para uma discussão sobre diferentes modos de participação nos fluxos de ação desencadeados pelos planos. Logo, argumento que materialização de percepções ecológicas nos papeis não são apenas representações, mas parte de processos técnicos mais amplos. Ao serem implementados, estes papeis mobilizam e encaminham dinâmicas sociotécnicas no âmbito das relações das comunidades com seus ambientes. Destaco ações em curso a partir dos planos que expandem e transformam práticas consideradas tradicionais como a produção agrícola e a pesca.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • gestão ambiental
  • técnica
  • aprendizagem
  • antropologia
  • educação