NomeBruna de Bulnes
Nome completoFernando Luiz Araújo Sobrinho
InstituiçãoUniversidade de Brasília UnB
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoDINÁMICAS SOCIO-TERRITORIALES Y DESARROLLO GEOGRÁFICO DESIGUAL EN LAS METRÓPOLIS LATINOAMERICANAS
TítuloParque Cidade Jardim e a Favela Jardim Panorama: retratos da desigualdade sócio-espacial do consumo de luxo.

O artigo apresenta a construção do Parque Cidade Jardim e os impactos na região adjacente, da Favela Jardim Panorama, ambos situados na cidade de São Paulo/SP. Elaborando uma linha do tempo das centralidades do consumo de luxo na cidade, se criará um contexto histórico para o surgimento do Parque Cidade Jardim, suas particularidades enquanto agente urbano, o consequente impacto que este complexo trouxe, seja em âmbito nacional enquanto centralidade do consumo de bens de luxo, seja para a região adjacente, com ênfase na Favela Jardim Panorama, as dinâmicas sociais travadas no interior do Shopping Cidade Jardim, um perfil etnográfico do público que o frequenta e a relação entre o Parque Cidade Jardim com o seu entorno direto. Por meio destas informações, será possível analisar o impacto do empreendimento na região adjacente, a relação deste com a Favela Jardim Panorama, as dinâmicas de consumo que guiaram a construção do complexo e a sua percepção por meio do público consumidor do segmento de luxo.

• São Paulo
  • Consumo de Luxo