NomeMércia Alves
Sua instituiçãoUniversidade Federal de São Carlos UFSCar
Sua titulaçãoDoutor
Área Temática05. Comunicação e Novas Tecnologias
Grupo Temático(Re)configuraciones de la radio y el periodismo radiofónico en Iberoamérica
TítuloEleições 2016 e o rádio nas campanhas dos municípios paulistas

O objetivo do artigo é avaliar como candidatos utilizam o rádio para as suas campanhas. A pesquisa caminhou a partir das perguntas. Para atender a esse objetivo, foram selecionadas 12 campanhas eleitorais de 2016 em seis municípios, escolhidos segundo porte e acesso ao HGPE. Examinamos a dinâmica financeira de cada uma das campanhas, e realizamos entrevistas com candidatos, coordenadores de e/ou líderes dos partidos. São: Campinas, campanhas de PT e PHS; Guarulhos, PSB e DEM; Santos, PCdoB e PSDB; Diadema, PT e PV; Jau, PSoL e REDE; e em Botucatu, as campanhas de PDT e PSDB. Os dados foram analisados com o intuito de obter a visão das lideranças sobre a organização das campanhas em relação ao uso instrumental dos meios de comunicação, em especial, o rádio.
O rádio é dos principais meios de acesso à informação no país, especialmente nos municípios, muito por tratar da agenda e da dinâmica política local, levar mensagens instantâneas e em tempo real, pela sua linguagem, mobilidade, baixo custo e autonomia. Para esse estudo ressalta-se a relevância do radiojornalismo regional na formação da opinião pública e de lideranças, a instrumentalização desse meio de comunicação como espaço de campanha contínua para grupos de interesse.
Concluímos que em comparação aos demais meios de comunicação utilizados para realização das campanhas, o rádio nos pareceu o meio de comunicação mais democrático, pela sua abrangência e fácil acesso. Também porque nos municípios onde os partidos não têm acesso ao HGPE, as rádios locais cobrem as eleições, divulgam as agendas dos candidatos, e organizam debates e entrevistas, repercutidas depois. Isso, de forma mais eficiente que as TVs locais, não citadas por nenhum dos líderes entrevistados. Por fim, para as cidades com e sem acesso à propaganda eleitoral gratuita, o rádio é um meio de comunicação mesmo custoso.

• Eleições 2016
  • Eleições municipais