NomeLuana Carla Martins Campos Akinruli
Sua instituiçãoUniversidade Federal da Paraíba / Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural UFPB / INSOD
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Nome completoSamuel Ayobami Akinruli
InstituiçãoUniversidade Federal de Minas Gerais / Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural UFMG / INSOD
Área Temática02. Arqueologia
Grupo TemáticoArqueologia e História da Mineração nos contextos pré e pós-contato: contributos interdisciplinares
TítuloSítio Arqueológico Canteiros da Canastra: contextos e técnicas da cantaria na Serra da Canastra (Minas Gerais - Brasil)

Ao longo da história da humanidade, a mineração pode ser considerada como uma das principais atividades econômicas e que foi estratégica nos contextos de colonização. A partir da atividade minerária em sua diversidade, definiram-se relações sociais entre variados agentes históricos, o que esteve diretamente implicado não somente na configuração social das Colônias, Impérios e Estados-Nacionais nos diversos continentes, como também no próprio desenvolvimento do capitalismo. Interessa-nos nesta comunicação promover reflexões associadas à mineração no contexto do Sítio Arqueológico Canteiros da Canastra, localizado no município de São João Batista do Glória, notoriamente em se tratando da ocupação colonial na Serra da Canastra em Minas Gerais - Brasil. Isto, no sentido de desenvolver reflexões em torno dos diversos caminhos e trilhas serranos onde se desenvolveram conhecimentos sobre os sistemas de produção da técnica da cantaria. O que imprime uma análise crítica de articulação contextual, de forma a consorciar a interpretação dos modos de vida durante o período colonial, uma vez que apesar da oferta de vestígios de muros de pedra no contexto de Minas Gerais, pretende contribuir ao contemplar oficinas líticas de grande envergadura e a exploração e transformação de minerais não-metálicos.

• Arqueologia
  • Cantaria