Dados do autor
NomeMarcelo Moraes
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG
Sua titulaçãoDoutorando
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
E-mailEmail escondido; Javascript é necessário.
Nome completoAna Elisa Ribeiro
TitulaçãoDoutor
País de origem do co-autorBrasil
InstituiçãoCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG
Proposta de Paper
Área Temática16. História
Grupo TemáticoHistória dos Livros e dos Textos
TítuloUma ontologia para os livros de negócios
Resumo

Nestes pouco mais de duzentos anos, a produção editorial brasileira alçou patamares que nos colocaram entre os principais mercados livreiros do mundo, produzindo toda sorte de gêneros editoriais, entre os quais os livros de negócios. Com o intento de viabilizar a análise da bibliografia de negócios produzida no país, em língua portuguesa, desde 1808 até os dias atuais, deparamos com a necessidade de uma classificação capaz de delimitar o que vem a ser um “livro de negócios”. Este imperativo suscitou a elaboração de um inventário de atributos do livro e a relação entre eles, que seria, supostamente, suficiente, porém não exaustivo, para se revelar a pertinência de uma obra ao gênero editorial “negócios” e, com isso, tornar-se elegível para um futuro estudo bibliográfico. Ao conjunto de atributos do livro e às relações entre eles, denominou-se “Ontologia dos Livros de Negócios”. Ontologia aqui é entendida na acepção de Robert Arp e outros (2015, p.1): “Um objeto de representação, incluindo uma taxonomia como seu próprio componente, cujas representações se destinam a designar certas combinações de universos, classes definidas, e determinadas relações entre eles”. A metodologia empregada foi a análise de conteúdo usando-se o software ATLAS TI, sobre um corpus de 25 livros, supostamente “de negócios”, publicados entre 1810 e 2020, bastante diversificado, onde foram identificados e analisados componentes de natureza biblioteconômica (ficha catalográfica), material (design, especificação gráfica, recursos tecnológicos, etc.) e de conteúdo (discursividade, tesauro, coocorrência, sintaxe, paratextos, etc.). O objetivo deste trabalho é, portanto, fomentar a discussão, o debate e a crítica sobre a proposta de “Ontologia dos Livros de Negócios” para, posteriormente, propor um instrumento de análise suficientemente preciso, que possibilite o exame adequado do corpus composto pela bibliografia de negócios brasileira, entre 1808 e os dias atuais.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • livros
  • livros de negócios
  • história do livro
  • ontologia dos livros de negócios
  • história do livro no Brasil