NomeCarolina Pereira
Sua instituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Sua titulaçãoMestrando
Área Temática11. Estudos de Fronteiras
Grupo TemáticoEl Paraguay en la Cuenca del Plata: fronteras en conflicto (Siglos XVI-XXI)
TítuloA Hidrovia Paraguai Paraná e seu tramo Brasil - Paraguai: Uma visão transfronteiriça.

A água é um recurso essencial para a manutenção e reprodução da vida terrestre, demandando atenção, em especial no cenário atual, das mudanças climáticas e escassez hídrica, de tal forma, a gestão de bacias transfronteiriças, se faz presente e necessária, para assim se alcançar uma gestão e desenvolvimento sustentável deste recurso. Na América do Sul, se encontram importantes bacias, como a Bacia Amazônica e a Bacia do Prata, nessas áreas estão inseridas fontes de recursos hídricos de extrema importância, onde a Bacia Platina desempenha um papel significativo perante as águas. Abrigando os principais canais fluviais da região, como Paraguai e Paraná, e regiões de extrema importância para esses países, a exemplo o aquífero Guarani, a hidrelétrica Itaipu Binacional e a hidrovia Paraguai Paraná. Neste contexto transfronteiriço, a Hidrovia Paraguai Paraná (HPP), possui relevância na gestão de recursos hídricos transfronteiriços, por se tratar de um extenso canal fluvial natural que percorre os 5 países que compõem a Bacia do Prata (AR, BO, BR, PY e UY) e é dividida em 4 tramos (Tramo 1 Cáceres - Corumbá; Tramo 2 Corumbá - Asunción; Tramo 3 Asunción - Santa Fé; Tramo 4 Santa Fé - Nueva Palmira). A HPP desempenha um papel importante dentro do Mercosul, permeando as escalas histórica, econômica, diplomática e regional.
Nos últimos anos, discussões acerca dos impactos ambientais que as obras propostas, para melhoria da navegação, provocam discussões sobre os impactos no canal, apontado por vezes como nocivo. Seu segundo tramo composto por Brasil e Paraguai, é um trecho binacional, é o objeto de análise da proposta, onde se analisaria o cenário da Hidrovia atual em seu tramo binacional Brasil - Paraguai.

• Bacia do Prata
  • Recursos Hídricos