NomeMarcelo Mondelli
Sua instituiçãoUniversiadad Nacional de Rosario UNR Argentina
Sua titulaçãoDoutorando
País de origem do autorUruguai
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDerechos humanos, integración regional y democracia: Entre la consolidación y la disputa de/por los derechos durante el Siglo XXI en América Latina
TítuloLegados del “PARANÄ Social” y el devenir del MERCOSUR.

O texto contribui para a dimensão sociopolítica do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e tem como objetivo identificar algumas dinâmicas no nível regional registradas na agenda social e cidadã desde a Cúpula do Mercosul no Paraná, Argentina (2014).
São analisadas as decisões e compromissos assumidos, a sua relevância estratégica e os quadros normativos acordados, destacando-se os aspectos relacionados com a temática laboral, mobilidade laboral, saúde e, em particular, migrações. A evolução dos compromissos assumidos no nível intergovernamental no Mercosul marca os contornos estratégicos, as limitações e as oportunidades que este espaço regional apresenta. Também o alcance e as redefinições dos parceiros do bloco, nas múltiplas instâncias de coordenação e governança, que incluem também os países do eixo do Pacífico.

• MERCOSUR asuntos laborales, movilidad de trab+ajadores y migraciones
  • Cumbre de MERCOSUL Paraná (2014) dimensión socio-política