Dados do autor | |
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Nome | Adalberto Paranhos |
E-mail do autor | Email escondido; Javascript é necessário. |
Sua instituição | Universidade Federal de Uberlândia - CNPq UFU - CNPq |
Sua titulação | Pós-Doutorado |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 01. Antropologia |
Grupo Temático | MÚSICAS POPULARES DE LAS AMÉRICAS Y EL CARIBE. Procesos de transformación de las músicas locales en la globalización. |
Título | Fricções entre o internacional e o “autenticamente nacional”: batalhas culturais contra o jazz na terra do samba |
Resumo | É comum estabelecer-se uma associação imediata entre a propalada “influência do jazz” e a emergência e consolidação da Bossa Nova. Afinal, como reconhecem muitos pesquisadores, jamais a música popular brasileira ocupou o centro de tantas discussões no campo cultural, no Brasil, como nos efervescentes anos 1960. Sem pretender negar o óbvio, esta comunicação, no entanto, empreende uma viagem de volta no tempo e busca documentar, de forma analítica, como as lutas de representações travadas entre setores que cultuavam a tradição e a brasilidade e outros que se apresentavam como modernizantes antecedem em muito aquela época. Para tanto, retrocede ao período pós-Primeira Guerra Mundial a fim de flagrar a eclosão das jazz-bands, que na “era do jazz”, nos anos 1920, estenderam seu raio de alcance a diferentes pontos do país, incluindo cidades interioranas. |
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