NomeCARLOS ALMEIDA
InstituiçãoUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE UFF
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoPolíticas públicas, Derechos humanos y protección social
TítuloAs consequências do escravismo no Brasil e a cultura da paz preconizada pela UNESCO: olhares sobre a materialização do discurso na educação jurídica popular efetivada no Pré-vestibular Social Dr. Luiz Gama

O Pré-vestibular Social Dr. Luiz Gama, fundado pelo Coletivo Direito Popular (Coletivo de alunos da Faculdade de Direito da UFF) em 2018, se apresenta dentro de um projeto político pedagógico decolonial, pautado pela educação jurídica popular, através da presença física de pessoas periféricas no curso dentro da universidade e ainda na preparação destas para o ingresso na Universidade através do vestibular. O projeto tem como princípios (i) materialização dos discursos críticos, (ii) defender de maneira irrestrita os interesses das populações periféricas e (iii) garantir um olhar e uma prática interseccional. A proposta pedagógica do curso é pensada a partir da educação popular. Considerando que a desejável cultura da paz e sua promoção passam pela perspectiva da justiça social, o pré-vestibular se propõe a ser um espaço de formação, conscientização e empoderamento através da educação periférica na formação dos estudantes como cidadãos, para que possam inserir em sua realidade a possibilidade de ingresso na universidade e ocupação crítica do ambiente universitário, sendo um espaço de formação também para os extensionistas, que podem, na prática educacional, se formarem junto aos estudantes. Este trabalho decorre da primeira aula de 2023 da disciplina Humanidades, tendo como tema central o “escravismo”, com reflexões construídas e articuladas nas seguintes seções: “O rolé europeu pelo mundo e o processo político da escravidão”, onde se lê: “O escravismo no Brasil e suas consequências na organização da sociedade brasileira para além do mito da democracia racial” leia-se “O escravismo no Brasil e suas consequências na organização da sociedade brasileira: uma análise para além do mito da democracia racial” e “As políticas sociais relacionadas à educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana”.

• Escravismo
  • Periferia