NomeLorena Freitas
Sua titulaçãoPost-Doctor
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoTeoría crítica, afectos y feminismos en América Latina
Título“TEJIENDO JUNTAS EL YO COMUNAL”: ALGUNS CAMINHOS POSSÍVEIS DE RESISTÊNCIA À PRECARIEDADE E DESUMANIZAÇÃO PRODUZIDAS PELO SISTEMA MODERNO/COLONIAL DE GÊNERO

A partir da análise de alguns conceitos desenvolvidos pelas filósofas Judith Butler e María Lugones, busca-se compreender teoricamente a produção dos processos de desumanização e resistência de determinados grupos sociais na América Latina e Caribe. A articulação dos conceitos de coligação (Butler) e coalizão (Lugones) permite demonstrar que, para resistir à precariedade, são necessárias ações políticas construídas a partir de tecnologias de sociabilidade paritárias, comunitárias e anticapitalistas, produtoras de formas de reconhecimento potencialmente descolonizadoras dos enquadramentos normativos desumanizadores do sistema moderno/colonial de gênero.

• feminismo decolonial
  • precariedade