NomeElisete Suely Marques
Sua instituiçãoPontificia Universidade Católica São Paulo-INNANA PUC-SP-INANNA
Sua titulaçãoDoutor
Área Temática10. Estudos de Gêneros
Grupo TemáticoLa comunicación desde una perspectiva de género: investigaciones y propuestas
TítuloRepresentações das mulheres nas telas de cinema no Brasil: barreiras ao trabalho profissional

O cinema brasileiro tem despertado maior interesse de público nos últimos anos, fato esse que podemos observar pelo numero elevado de lançamentos no mercado no Brasil, pelos diversos prémios internacionais recebidos, maior interesse da crítica nas diversas mídias e aumento de plateias. Nosso interesse de pesquisa se concentra em personagens do sexo feminino. Assim, pretendemos estudar, neste artigo, os papéis representados por elas nessas películas, considerando-se o trabalho profissional que assumem, na visão de diretoras e diretores brasileiras (os) nas telas de cinema do Brasil. Para isso, selecionamos uma amostra de filmes com maior representatividade em função do número de espectadores, de acordo com estatísticas públicas disponíveis no país, no período de 2010 a 2019. Nossa análise se centrará nas possíveis mudanças nas representações das mulheres, levando em conta a evolução temporal, no período considerado na pesquisa. Verificaremos nesses filmes se as mulheres são apresentadas como protagonistas ou coadjuvantes, a força ou fragilidades de seus papéis, as principais barreiras em suas carreiras profissionais como a maternidade, segunda jornada de trabalho, assédio moral e sexual, teto de vidro, entre outras. Por se tratar de um estudo sobre a condição da mulher, a bibliografia utilizada é interdisciplinar com base em autoras feministas, em sua maior parte, das áreas de cinema, sociologia, história, psicologia, filosofia, etc. Levaremos em consideração também a abordagem interseccional de raça, classe e gênero nas películas selecionadas, que tem influenciado intensamente não só as carreiras profissionais, mas a vida cotidiana das mulheres, de forma geral.

• Mulheres
  • Cinema
  • Representações Sociais
  • Trabalho
  • Brasil
Correções sugeridas

Muy interesante y muy bien explicado todo.