NomeAndrés Eduardo García Laínez
Sua instituiçãoDirección de Historia y Patrimonio DIHIPA
Sua titulaçãoDoutor
País de origem do autorHonduras
Nome completoJuan Pablo Bustillo Ramírez
TitulaçãoMestre
País de origem do co-autorHonduras
InstituiçãoDirección de Historia y Patrimonio DIHIPA
Nome completoOrlin Manuel Duarte Landero
TitulaçãoMestre
InstituiçãoDirección de Historia y Patrimonio DIHIPA
País de origem do co-autorHonduras
Área Temática16. História
Grupo TemáticoEnsino de História, diversidade e cultura patrimonial.
TítuloHistória e Refundação. A vivência dos valores históricos divulgados na Cátedra Morazánica em Honduras.

Francisco Morazán foi um destacado hondureño, chefe de Estado y Presidente da República Federal da América Central entre 1830 y 1838 que impulsou múltiplas reformas para a instalação do Estado Liberal de inspiração Francesa e Estadounidense por meio das suas ideias revolucionarias e, em última instancia, batalhas. Seu pensamento é considerado como um patrimônio cultural imaterial em Honduras, inscrito em seu legado documental resgatado durante a Reforma Liberal depois de um prolongado período de conservadurismo que durou até 1876. Desta maneira, o pensamiento Morazánico foi tratado com distintos matizes nos projetos políticos reformadores tanto em governos liberais e neoliberais como em ditaduras, entre o século XIX e XXI, sendo a escola o espaço privilegiado para o ensaio de distintos modos de socialização deste pensamento. Nesta linha, o presente trabalho procura descrever as experiências desenvolvidas sobre uma pilotagem que toma por base o ensino da historia de Francisco Morazán com o desenvolvimento de sessões de Psicomotricidade Relacional como metodologia lúdica para a vivencia dos valores históricos divulgados pela Cátedra Morazánica em crianças e adolescentes, uma iniciativa que forma parte do novo projeto de reforma do sistema educativo hondurenho. A pilotagem contou com a participação de 75 alunos com idades entre 6 e 18 anos, de diferentes escolas da cidade de Santa Rosa de Copán, organizados em seis grupos segundo a faixa etária, atendidos por um psicomotricista relacional e um historiador, estruturando cada sessão em quatro etapas. Os resultados obtidos foram fornecidos pelo analise do registro fotográfico e discursivo feito às crianças durante as sessões e que descrevem a vivencia dos valores morazánicos como a amizade, unidade, autonomia e solidariedade, um insumo fundamental para fortalecer as posteriores jornadas de divulgação da Cátedra Morazánica.

• Ensino de História
  • Educação histórica