NomeJosimar dos Reis de Souza
Nome completoLais Naiara Gonçalves dos Reis
InstituiçãoUniversidade Estadual de Goiás UEG
Área Temática04. Ciências e Meio Ambiente
Grupo TemáticoUrbanização e Meio Ambiente na América Latina.
TítuloQUALIDADE DE VIDA E INDICADORES AMBIENTAIS: análise na Região Geográfica Imediata de Araxá, Minas Gerais (Brasil)

A qualidade de vida é um conceito multidimensional que se refere ao bem-estar geral das pessoas em diversos aspectos da vida. É afetada por muitos fatores, incluindo o meio ambiente em que as pessoas vivem. Nessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo analisar indicadores ambientais da Região Geográfica Imediata (RGI) de Araxá, Minas Gerais. Composta por oito municípios (Araxá, Campos Altos, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Santa Rosa da Serra e Tapira), corresponde a importante área econômica, com presença de atividades agropecuárias e por multinacionais da mineração. A análise foi realizada utilizando os recortes municipais e intraurbanos. O primeiro visou uma análise comparativa entre os municípios e o segundo buscou evidenciar as diferenças existentes no tecido urbano. Os indicadores analisados foram: abastecimento, esgotamento sanitário, esgoto a céu aberto, coleta de lixo e acúmulo de lixo. Os dados municipais foram obtidos através da Fundação João Pinheiro, dos anos de 2000, 2010 e 2018. Os dados intraurbanos foram obtidos do Censo Demográfico de 2010. Os dados foram tabulados e gerou-se cartogramas utilizando o ArcGis 10.2. Buscando minimizar a defasagem dos dados do censo, em agosto de 2020 foi realizado trabalho de campo nas áreas urbanas dos oito municípios, com obtenção de fotografias que auxiliaram na análise dos indicadores. Os resultados municipais apresentaram os diferentes níveis de qualidade ambiental, no qual destaca-se o município de Araxá (maior município em população), que apresentou os melhores resultados. Já em relação aos dados intraurbanos, os municípios com menor porte populacional foram os que apresentaram menor diferenciação nos resultados. Entretanto, em todas as cidades foram encontradas áreas com vulnerabilidades relacionadas a qualidade ambiental. Considera-se que estes resultados apresentam informações relevantes que podem ser usadas para orientar políticas públicas que visem a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

• Qualidade de Vida
  • Indicadores Ambientais
  • Região Geográfica Imediata de Araxá
Correções sugeridas

Aprovado e sem correções.