NomeSamuel Mokfa
Nome completoWilson João Zonin
InstituiçãoUniversidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE
Área Temática04. Ciências e Meio Ambiente
Grupo TemáticoUrbanização e Meio Ambiente na América Latina.
TítuloA IMPORTÂNCIA DE HORTAS DOMÉSTICAS OU COMUNITÁRIAS EM MEIO AO CRESCIMENTO EXPRESSIVO DAS ÁREAS URBANAS

Segundo relatórios realizados no ano de 2022 pela UN-HABITAT, 55% da população mundial está abrigada em áreas urbanas. O World Cities Report 2022 ainda vai além, fazendo uma estimativa de que até o ano de 2050 essa porcentagem irá atingir os 68%.

Esse crescimento populacional alavancado passa a exigir ações que norteiem os princípios do desenvolvimento sustentável: o âmbito ambiental, o econômico e o social. Ações que garantam não apenas alimentos, mas alimentos nutritivos para as pessoas que residem nas cidades, em especial as pessoas com baixo poder aquisitivo, por se encontrarem em uma situação de vulnerabilidade. O incentivo dessa produção de alimentos vai garantir não apenas a diversificação produtiva de alimentos nutritivos em âmbito local que aumentem a qualidade devida das pessoas que residem nas cidades, mas vai respeitar a cultura, as tradições e os hábitos de consumo, cada qual em sua região.

Por conta de todo o potencial produtivo, econômico e importância social das áreas urbanas, esse segmento de hortas domésticas e comunitárias demanda maior atenção por parte das organizações sociais e dos gestores públicos, visando a implantação de políticas públicas direcionadas para essa categoria produtiva.

• ecologia
  • qualidade de vida
  • sustentabilidade
Correções sugeridas

Aprovado e sem correções.