NomeCristielen Marques
Sua instituiçãoPrograma de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina Universidade de São Paulo PROLAM/USP
Sua titulaçãoMestrando
Nome completoLisbeth Ruth Rebollo Gonçalves
InstituiçãoEscola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo ECA/USP
Área Temática03. Arte e Patrimônio Cultural
Grupo TemáticoHistoria del arte y la estética de las Américas: global y local
TítuloExposições e coleções de arte latino-americana na construção da história da arte da América Latina - Cisneros e Costantini

A proposta para este paper é analisar a dinâmica do sistema da arte da América Latina com base em duas exposições recentes de coleções de arte da região: Arte Latino-americana 1900-1970, do Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (MALBA), em exibição no período de 2018-2020; e Sul Moderno, Jornadas de Abstração – a doação de Patricia Phelps de Cisneros, do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), realizada entre 2019-2020.
Essa perspectiva é relevante na medida em que essas exposições integram projetos curatoriais, dimensões críticas, meio e mediação com o público, curadores, museus, que institucionalizam discursos, coleções e se tornam eixos centrais de narrativas da arte da América Latina.
As origens dessa dinâmica são longínquas, já que estão relacionadas à estruturação da arte como campo, no qual seus modos de criação e produção, distribuição e circulação, recepção e consumo, são radicalmente alterados. E, assim, como campo de conhecimento autônomo, se estabelece o sistema moderno e contemporâneo de arte. Neste, novos agentes e instituições ganharam destaque no processo de legitimação dos artistas, de suas obras, conferindo-lhes não apenas valor simbólico, mas também econômico.
Na América Latina, os circuitos para a arte da região se organizaram também sob esses novos pilares e agenciamentos, em âmbito local, regional e internacional. O MoMA, o MALBA, bem como as coleções de Patricia Phelps de Cisneros e a de Eduardo Costantini, são alguns dos relevantes protagonistas no cenário contemporâneo para essa construção histórica e mercadológica da arte latino-americana.

• Arte Latino-americana
  • Colecionismo na América Latina