NomeNancy Pereira
Sua instituiçãoPontifícia Universidade Católica, Faculdade de Artes e Arquitetura PUC Goiás
Sua titulaçãoMestre
Nome completoRoberto Abdala Júnior
InstituiçãoUniversidade Federal de Goiás UFG
Área Temática03. Arte e Patrimônio Cultural
Grupo TemáticoHistoria del arte y la estética de las Américas: global y local
TítuloMUSEU HISTÓRICO: UMA PERFORMANCE LATENTE NO FILME BACURAU

A partir da análise fílmica de Bacurau (2019-2h11min) e de Baile Perfumado (1997), o artigo discute a representação do “cangaço”, investiga os momentos em que os filmes oferecem ao(s) público(s) performances sobre o nordestino, a relação entre fome e banditismo, representando um drama social que põe em cena povoados banidos de sua cidadania. O presente artigo é um estudo que, para além da análise fílmica, evidencia no filme Bacurau (MENDONÇA FILHO & DORNELLES, 2019), momentos em que há performances da cultura interiorana nordestina, de sua relação entre fome e banditismo, constituindo o drama social, associado a ideia de “rituais de passagem”, os drama sociais “podem ser pensados em termos dos momentos de “ruptura”, “crise e intensificação da crise”, “ação reparadora” e “desfecho” (Dawsey, p. 168, 2006). Com intenção de apontar momentos de cultos performáticos e perfomatividades de momentos, de união através de manifestações coletivas, pode-se analisar a força e coragem trazidas através de rituais religiosos ou tradições, como a capoeira e, do mesmo modo, a utilização de dispositivos tecnológicos que propiciam a comunicação e a ação de um povoado abandonado à própria sorte.
O interesse sobre o filme advém de sua perspectiva distópica de um futuro próximo, onde estrangeiros se embrenham no interior do Brasil para jogarem com a vida das pessoas, ao mesmo tempo em que execuções sumárias são divulgadas na hora do almoço. Paralela a uma realidade em que índios, militantes do movimento sem-terra e políticos como Marielle Franco (1979-2018) são assassinados, e onde recentemente, o governo brasileiro atual divulgou uma proposta de extinção de municípios, em função das verbas que serão direcionadas somente às cidades de maior porte e por estas serão geridas de forma a prover povoados menores, fica um vislumbre de até onde pode-se chegar.

• História
  • Estética