NomeMaria Eduarda Vercesi de Carvalho
InstituiçãoUniversidade Federal de São Carlos UFSCar
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Envelhecimento, Políticas Públicas
TítuloPOLÍTICAS DE ATENÇÃO À VELHICE: OFERTA DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA PESSOA COM PERDA AUDITIVA

O mundo caminha rumo ao envelhecimento populacional, e o Brasil acompanha a tendência desprovido de políticas de atenção à pessoa idosa, mesmo com a promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa em vigor há 20 anos. Do ponto de vista gerontológico, podem existir alterações biopsicossociais com implicações na vida cotidiana, além da saúde física e mental. Dentre as alterações acentuadas, a Perda Auditiva Relacionada à Idade- PARI pode resultar em barreiras, caracterizadas como obstáculos, atitudes ou comportamentos que impeçam a participação socioespacial, a fruição e o exercício dos direitos. No ano de 2016 surgiu a Lei Brasileira de Inclusão, que reforça a importância da acessibilidade para a consolidação dos direitos da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, possibilitando a vida independente e integrada à sociedade. O objetivo da pesquisa foi analisar as barreiras enfrentadas pela população com PARI em uma cidade paulista. O local do estudo foi o Centro Especializado em Reabilitação-CER, política pública implementada pelo Sistema Único de Saúde-SUS, e seu entorno. Tratou-se de estudo transversal, exploratório, quanti-qualitativo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP (Processo 2021/13488-8). Os participantes do estudo foram gestores e trabalhadores do CER e a coleta valeu-se de roteiro pré-estabelecido, visitas de campo e entrevistas. Os resultados mostram alguma dificuldade na mobilidade urbana dos usuários. Por outro lado, o CER apresenta facilidades, indicando uma politica de atenção à pessoa idosa eficiente e adequada com possibilidade de uso e fruição do entorno e do serviço.

• Políticas Públicas
  • Pessoa Idosa