NomeMaria Iolanda de Oliveira
InstituiçãoUniversidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Envelhecimento, Políticas Públicas
TítuloCrescimento da população idosa no Brasil: implicações para as políticas públicas

O envelhecimento humano é uma realidade vivenciada por todas as pessoas e um fenômeno mundial atual, que tem provocado alterações demográficas e sociais, bem como, significativas mudanças na estrutura etária de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Considerando o significativo crescimento da população idosa brasileira em relação à população total nos últimos anos, neste trabalho de caráter exploratório-descritivo, quantitativamente, se buscou demonstrar o crescimento da população idosa no Brasil, no período de 2012 a 2021, utilizando para tanto dos programas PSPP e Excel, a partir dos dados da PNAD Continua (2019), referentes ao número de população no período de 2012 a 2021 e também apresentar uma reflexão crítica sobre a necessidade de políticas públicas voltadas para o atendimento das necessidades da pessoa idosa. Os comandos utilizados no PSPP foram Correlação Bivariada e correlação de Pearson, a partir das variáveis: Ano; População total e população total de crianças, adultos e idosos; crianças, adultos e idosos do sexo masculino; crianças, adultas e idosas do sexo feminino. A partir do estudo realizado, se pode afirmar que, a exemplo do que ocorre nos demais países, demograficamente há no Brasil, há um crescente e contínuo envelhecimento populacional que impacta no conjunto da sociedade brasileira. No entanto, o envelhecimento não deve ser compreendido somente pelo reflexo da questão demográfica, tal realidade requisita mudanças individuais e coletivas frente as necessidades e demandas dessa população que emergem no contexto social, cultural, político e econômico, no sentido de produzir um ambiente e condições favoráveis para que a população idosa tenha atenção integral, com o reconhecimento das suas características e acesso a serviços que proporcionem uma boa qualidade de vida. O desafio que se põe, portanto é a cobertura de riscos sociais da população idosa por meio de políticas públicas.

• envelhecimento
  • pessoa idosa