NomeCamila De Mario
Sua instituiçãoInstituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro IUPERJ - UCAM
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
Grupo TemáticoLa Circulación de Ideas en el Sur Global (Siglos XX y XXI): intelectuales, agendas, instituciones, redes, financiamientos
TítuloAtuação dos Think Tanks na recepção e difusão do pensamento “neoliberal” no Brasil: do Instituto Liberal (1983) ao Instituto Mises Brasil (2007).

O objetivo deste trabalho é cartografar o processo de recepção e difusão do neoliberalismo no Brasil a partir dos anos 1980, com o intuito de reunir elementos que nos permitam refletir sobre a incorporação da racionalidade neoliberal, em sentidos foucaultianos, pela sociedade brasileira. A análise se centra nos think tanks liberais que atuam no país mormente em parceria com organizações norte americanas. Dois momentos destacam-se nesse processo: o primeiro, perdura dos anos 1980 até final dos anos 1990, com a fundação do Instituto Liberal (IL) em 1983 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), caracterizado por um movimento voltado para a divulgação da doutrina liberal para as elites, com foco nos grupos considerados formadores de opinião, tais como políticos, jornalistas, universitários, militares e juristas. Deu-se também grande relevância ao empresariado nacional. A atuação e organização institucional do IL perde força com falecimento de seu principal mantenedor, o empresário Donald Stewart Jr. em 1998.
O segundo momento, tem início nas redes sociais, ganhando impulso com o Orkut, em 2006. Dessa vez, com um caráter menos elitista e marcado por um esforço de resgate do debate liberal entre os jovens. Para além da atuação dos grupos dos jovens liberais nas redes sociais (movimento que se expande do Orkut para o Facebook), observa-se a criação de novos institutos e movimentos que serão ocupados pelos novos ativistas liberais saídos das redes, tais como o Movimento Brasil Livre criado em 2014 (com atuação de destaque no apoio à Operação Lava Jato e ao processo de impeachment da Presidente Dilma Roussef), e o Instituto Von Mises Brasil (2007). Este último, atualmente considerado o principal instituto liberal do Brasil, é responsável pela organização de Conferências e de um debate com um perfil mais acadêmico, com atuação voltada para a difusão dos preceitos liberais, libertários e/ou anarcocapitalistas, com forte atuação entre universitários e estudantes secundaristas.

• neoliberalismo
  • think tanks