NomeFernanda Facchin Fioravanzo
Sua instituiçãoUniversidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA
Sua titulaçãoMestrando
Área Temática16. História
Grupo TemáticoRegímenes de terrorismo de Estado, el sur del continente americano
TítuloMuseus da Memória e Paradigma da Segurança Nacional: expressões estéticas de uma ideologia nas ditaduras civil-militares do Cone Sul

Em toda a América Latina, a segunda metade do Século XX foi marcada pela ocorrência de golpes que possibilitaram a instauração de Ditaduras Civil-Militares. Esta guisa de administração dos Estados-nação latino-americanos lançou mão de um dispositivo específico para a implementação de políticas autoritárias: o paradigma da Doutrina de Segurança Nacional. A manifestação de contrariedade aos regimes militares gerou assassinatos, desaparecimentos e prisões arbitrárias de cidadãos, abonando um legado de terror e silenciamento para as sociedades nas décadas subsequentes. Com a implementação de medidas que possibilitaram reaberturas políticas e processos de transição, os graves crimes cometidos contra as populações passaram a ser detectados. Neste cenário, as políticas de memória – tais como a consolidação de espaços museais – surgem como perspectiva para a visibilização do terror gerado nas populações ao longo dos regimes ditatoriais pela via da reconstrução da memória política. Diante disto, neste trabalho, serão apresentadas organizações museais – a saber: “Museu das Memórias”, no Paraguai; “Memorial da Resistência de São Paulo”, no Brasil; “Museu Sítio de Memória da Escola de Mecânica da Armada”, na Argentina – que serviram como locais de prática de tortura e de prisionização de opositores políticos durante os regimes militares de Argentina, Brasil e Paraguai e que hoje possibilitam o resgate da memória histórica do período enquanto expressões de resistência ao apagamento.

• Cone Sul
  • ditaduras militares