NomeCláudia Siqueira Baltar
Nome completoRonaldo Baltar
InstituiçãoUniversidade Estadual de Londrina UEL
Área Temática13. Estudos Políticos
Grupo TemáticoEstudos políticos e migraçoes: as imobilidades e as escalas de poder
TítuloSistemas de registros migratórios na América do Sul: desafios e possibilidade de governança regional da migração internacional contemporânea

No século XXI, o aprofundamento da globalização em diferentes dimensões da vida social, acompanhado do encadeamento global dos fenômenos sociais, vem exercendo importante influência na complexificação das migrações contemporâneas, envolvendo um número cada vez maior de países, seja como origem, seja como destino dos fluxos migratórios.
Essa maior complexidade, por sua vez, representa um desafio para os estudos migratórios, uma vez que assistimos à simultaneidade de diferentes modalidades de movimento migratório, com uma diversidade crescente de motivações, projetos migratórios, trajetórias, mobilização de recursos, seletividades e perfis de migrantes – o que vem estimulando a adoção de abordagens que remetam mais às especificidades dos processos migratório para uma maior compreensão do fenômeno.
Nesse cenário, como resposta a crises econômicas internacionais e ao recrudescimento das políticas migratórias nos países desenvolvidos, vem ganhando visibilidade o debate acerca das migrações sul-sul, a partir das quais, uma diversidade de fluxos migratórios internacionais tem como origem e destino países do Sul Global, colocando novos desafios para a governança das migrações internacionais.
No contexto da América do Sul, chamamos a atenção para o desafio de se dimensionar os movimentos migratórios recentes no contexto regional, de forma a possibilitar maior conhecimento e, como resultado, a busca de uma governança regional dos processos migratórios mais desafiadores.
Diante disso, nossa proposta é apresentar um mapeamento dos sistemas de registros de entrada de estrangeiros nos países sul-americanos, destacando as diferenças entre si, suas limitações e suas potencialidades, tomando como exercício a migração venezuelana recente.

• Sistemas registros migratórios
  • Governança migratória
  • América do Sul
  • Migração Sul-Sul
Correções sugeridas

O texto está aceito sem sujeitões de complementações. Resultado de pós-doutorado, vale a pena estar proposto para enriquecer o debate no evento.