Dados do autor
NomeMarcia Pessini
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoInstituto Federal do Paraná IFPR
Sua titulaçãoDoutorando
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Proposta de Paper
Área Temática11. Estudos de Fronteiras
Grupo TemáticoFRONTERAS DE INTERCULTURALIDAD EN PROCESOS DE MIGRACIÓN Y MOVILIDAD EN LO URBANO DE LA INTEGRACIÓN REGIONAL
TítuloA construção identitária do aluno transfronteiriço no contexto educacional do Instituto Federal do Paraná no campus de fronteira
Resumo

A realidade vivenciada na tríplice fronteira formada entre o Brasil, Paraguai e Argentina revela situações muito interessantes em relação ao contato que aqui se estabelece entre língua, identidade e cultura. O IFPR - Instituto Federal do Paraná - instituição de ensino localizada em Foz do Iguaçu recebe, além dos brasileiros, alunos paraguaios e tem uma realidade linguística e cultural semelhante a de outras escolas de fronteira: o contato/conflito de diferentes línguas e culturas em sala de aula. O presente trabalho é resultado das discussões feitas na disciplina: Memória, identidade e patrimônio cultural: diálogos e fronteiras e tem como objetivo refletir sobre os processos de construção identitária do aluno transfronteiriço no contexto educacional do IFPR no campus de fronteira. Pretendo verificar como o discurso educacional problematiza esse espaço híbrido e conflituoso, corroborando ou não para a formação de um sujeito disposto a construir -ou reconstruir - sua própria identidade a partir da realidade plural na qual está inserido. Buscarei ainda observar se há, por parte da instituição escolar, a preocupação em formar alunos preparados para converter a fronteira em um espaço democrático de cooperação, na qual os indivíduos que a constituem convivam com a cultura de outro e tenham a condição de perceber na interculturalidade a oportunidade da construção de uma conduta de respeito e tolerância perante a diversidade. A discussão centrar-se-á portanto na verificação em torno da forma como o IFPR tem (ou não) abordado a perspectiva intercultural na sua orientação pedagógica.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Identidade
  • Fronteira
  • IFPR