NomeRenata de Oliveira
TitulaçãoMestrando
InstituiçãoUniversidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA
Área Temática11. Estudos de Fronteiras
Grupo TemáticoFRONTERAS DE INTERCULTURALIDAD EN PROCESOS DE MIGRACIÓN Y MOVILIDAD EN LO URBANO DE LA INTEGRACIÓN REGIONAL
TítuloDireitos humanos, migrações e as fronteiras amazônicas em tempos de pandemia: o triângulo Brasil, Colômbia e Venezuela

Este trabalho busca analisar a problemática dos direitos humanos a partir do fenômeno das migrações na região de fronteira entre o Brasil e outros países que abarcam a região amazônica. As fronteiras entre os países sul-americanos na região do bioma amazônico são difusas, fluídas e marcadas por características culturais e naturais bastante particulares. A degradação do meio ambiente, o avanço da fronteira agrícola, os conflitos entre garimpeiros e povos indígenas, o narcotráfico, a demarcação e o respeito aos territórios dos povos originários diversos são temas que demonstram o tensionamento dos conflitos próprios da dinâmica política e social nesta região. Nos últimos anos, percebemos que o conflito colombiano teve impacto na região e para seus países vizinhos, de igual maneira como a crise migratória venezuelana, estimulada pela grave crise política e econômica pela qual passa o país vizinho, afetam de modo significativo a região. Durante a pandemia de Covid-19 na região, percebe-se que os principais problemas da agenda colombiana e venezuelana se intensificaram de modo significativo e compõem a pauta dos desafios que estes países enfrentam no momento. O enfrentamento da pandemia pelo governo brasileiro e, mais detidamente, sua política para a região de fronteira com a Venezuela e a Colômbia, na região amazônica, apresentam impactos consideráveis para o debate sobre os direitos humanos das populações locais, dos povos originários e das populações migrantes.

• Fronteiras
  • direitos humanos