NomeGabriela Luz
Sua instituiçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS
Sua titulaçãoMestrando
Área Temática01. Antropologia
Grupo TemáticoRitualidad, representaciones y auto-representaciones en el cruce de la religión y el arte popular
TítuloDa torre ao chão da igreja: a dimensão popular no culto à Nossa Senhora da Boa Morte na cidade de Rio Pardo.

A presente proposta de comunicação integra uma pesquisa maior intitulada Um corpo para a ausência: inventário das imagens de vestir no Rio Grande do Sul, desenvolvida em âmbito de mestrado em artes visuais, que analisa, entre outras, uma imagem de vestir de "Nossa Senhora da Boa Morte", pertencente à Igreja de São Francisco na cidade histórica de Rio Pardo (RS/BR). Essa devoção mariana, bastante difundida no Brasil, simboliza o Trânsito de Nossa Senhora, ou “a dormição de Maria”, ou seja, a passagem de Maria da vida terrena para a glória dos céus. Entretanto, não se trata de uma representação mortuária: é um sono profundo, marcado pelas pálpebras semicerradas e a boca entreaberta, como se respirasse por ela. A escultura foi realizada em madeira policromada, tendo a talha características realistas e de excelente execução, assim como a policromia, da qual podemos destacar a carnação do rosto. Encontra-se ricamente vestida, sendo a roupa um vestido de noiva doado por uma devota. A escolha de vestir a imagem com um vestido de noiva é fundamentada em uma lenda muito difundida na cidade de Rio Pardo. Uma jovem, devota de Nossa Senhora de Boa Morte, faz uma promessa para se casar, conseguindo alcançar a graça antes de morrer na porta da igreja. Sua mãe, honrando a promessa da filha, doou o vestido para que a santa fosse vestida com ele. Até hoje muitas mulheres doam seus vestidos à santa. A partir dessa imagem busca-se observar o cruzamento entre a devoção institucionalizada e a devoção popular, a história do dogma e a lenda local. Trata-se de uma produção escultórica de matriz erudita que é amplamente adotada para culto popular. Além de observar esses trânsitos, busca-se compreender quais são as relações existentes entre as figuras da noiva e de Nossa Senhora da Boa Morte, e também quais são os significados existentes no ato de doar roupas, acessórios e até mesmo cabelos à uma imagem devocional.

• Nossa Senhora da Boa Morte
  • Imagem de vestir