NomeAnne Lopes
Nome completoSilvia Cristianne Nava Lopes
InstituiçãoUniversidade Federal do Maranhão UFMA
Área Temática14. Estudios Sociales
Grupo TemáticoPensar la muerte y los cementerios: Análisis y perspectivas entre los siglos XVIII y XXI
TítuloCOVID-19 e a morte esvaziada: protocolos oficiais de manejo de corpos e sepultamentos no Brasil

A presente abordagem tem como objetivo discutir os desdobramentos do Novo Coronavírus e das mortes nas repercussões de saúde pública no Brasil, refletido na publicação de protocolos contendo recomendações para o manejo adequado dos corpos e novas diretrizes para os rituais de sepultamentos, Nesse sentido, propomos uma reflexividade sobre as mudanças nos rituais de morte e despedida alterados em suas sociabilidades e esvaziados de compartilhamento dos rituais em razão da necessidade de redução do risco de contaminação entre a equipe multiprofissional de saúde, familiares das vítimas fatais e profissionais lotados em cemitérios, necrotérios e serviços funerários. Este estudo tem como abordagem a dimensão qualitativa sobre a problemática da saúde envolvendo os cemitérios e o Novo Coronavírus, bem como a dimensão da compreensão das diretrizes oficiais sobre a condução dos sepultamentos pelo Estado brasileiro em tempos de pandemia. Conclui-se, que devido às grandes ocorrências de casos da Covid-19 no Brasil, grande número de mortes e mudanças de hábitos e costumes fúnebres é necessário refletir de quais maneiras a morte tem sido atravessada pelo descontrole da doença e pela fragilidade do Estado.

• Morte
  • Covid-19