AutorVALDIRENE SOUZA
Sua instituiçãoFaculdade de Educação da universidade de São Paulo FE/USP
Co-autorVALDIRENE ROSA DE SOUZA
Instituição co-autorFaculdade de Educação da universidade de São Paulo
Área Temática15. Filosofia e Pensamento
TítuloPráticas pedagógicas nos espaços educativos com enfoque decolonial
Resumo

Apresentamos parte da investigação referente às docências compartilhadas com enfoque decolonial, divergente da forma tradicional de ensino, a qual evidencia a epistemologia eurocêntrica e relega saberes de culturas afrodiaspóricas. Nossa proposta visa à construção e à produção do conhecimento sob a ótica do subalternizado, o saber crítico e criativo segundo a lógica decolonial, com foco nas epistemologias do sul, as lutas e a busca por representatividade, bem como a construção de outras bases teóricas e práticas para repensar as experiências e histórias marcadas pela colonialidade. O pensamento hegemônico coloca a prova rigorosa/linguagem simbólica como centro de uma concepção sobre a matemática e não concebe a existência de matemáticas, de outros modos de compreensão do pensamento humano. Portanto, não dá conta de toda a diversidade presente no universo como é o caso da Etnomatemática, que considera a participação de saberes não hegemônicos na produção do conhecimento e reconhece a evolução das matemáticas em diferentes grupos sociais e manifestações culturais. Bem como o enfoque decolonial, com narrativas e atitudes insubordinadas ao pensamento eurocêntrico, as quais reacendem o anseio de lutar contra a não existência e a existência dominada e desumanizada, a reconstrução das raízes dos povos, cujos saberes foram negligenciados. Assim, propomos repensar o saber a partir das práticas culturas afrodiaspóricas que envolvem o cuidado com o outro, o saber a partir da circularidade, da igualdade e da coletividade, as quais reafirmem valores, identidade e raízes ancestrais negras, como é o caso do Mancala, do Shisima; do Yoté, do xadrez africano, o jogo da onça, e os saberes e técnicas construtivas hibridas da população afro-brasileira. Essa perspectiva afro-brasileira no Ensino de Matemática, contradiz o saber normativo com pretensões universalizantes e possibilita a construção do conhecimento alternativo a caminhos da equidade e da nova organização da sociedade.

Palavras-chave
  • Epistemologia do sul; Decolonialidade; Etnomatemática