NomeCaroline de Souza Araujo
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio
Área Temática14. Estudos Sociais
Grupo TemáticoMiradas decoloniales sobre América Latina y El Caribe
TítuloDecolonizando saberes sobre crianças e adolescentes

O presente trabalho tem como objetivo discutir a relação entre os estudos decoloniais e os estudos sobre a infância e a adolescência. A metodologia utilizada baseou-se em uma pesquisa bibliográfica nos trabalhos de autores brasileiros e internacionais que se propuseram a discutir a infância e a adolescência a partir de uma perspectiva decolonial.
As teorias decoloniais propõem estudar os processos sociais a partir do olhar dos povos dos países antes colonizados. A proposta consiste na produção de conhecimentos não marcados por perspectivas coloniais e de hegemonia europeia, superando o pressuposto de que essas são as únicas formas de pensar e teorizar proposições (ZEIFERT; AGNOLETTO, 2019) A colonização foi um processo de supressão cultural e social das expressões locais. Buscaremos aqui delimitar outros olhares para a infância, pois acreditamos que existem infâncias invisíveis no discurso generalista e universalista. Dito isto, a pesquisa decolonial com crianças e adolescentes tem o viés de questionar a existência de um entendimento de que todas as crianças e adolescentes possuem o mesmo desenvolvimento, cultura e modo de agir (SARMENTO, 2015). Desconstruir o cotidiano é um processo de grande luta e resistência, pois implica repensar teorias já petrificadas nele.

REFERÊNCIAS

SARMENTO, M. J. Uma Agenda Crítica para os Estudos da Criança. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 31-49, jan./abr. 2015. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2020

ZEIFERT, A. P. G; AGNOLETTO, V. O pensamento descolonial e a teoria crítica dos direitos humanos: saberes e dignidade nas sociedades latino-americanas. Húmus, v. 9, n. 26, 2019. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/12077/6801. Acesso em: 24 mai. 2020.

• estudos decoloniais
  • crianças e adolescentes