NomeManoel Francisco do Amaral
Sua instituiçãoUniversidade Estadual de Campinas/ SP UNICAMP
Sua titulaçãoDoutor
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDIREITOS HUMANOS, CULTURAS JURÍDICAS E PROMOÇÃO DA PAZ (HUMAN RIGHTS, LEGAL CULTURE AND PEACE PROMOTION)
TítuloLEGADO DE SILVIO GAMBOA: UMA VIDA DE LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO

Este trabalho tem como objetivo revelar as contribuições de Sánchez Gamboa, o qual atuou no Departamento de Filosofia e História da Educação na Universidade Estadual de Campinas/SP, no período de 1987 a 2022, quando data seu falecimento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e epistemológica, por meio da Plataforma Lattes CNPQ. Considera-se relevante o estudo pela vasta contribuição do filósofo na luta pela democratização da educação como direito humano. Sanchez Gamboa defende que não se pode desconsiderar o estado da arte quando se pretende uma pesquisa sobre determinado campo do conhecimento. Em relação à metodologia, arrisca-se a tendência crítico-dialética. Quanto aos resultados, o mesmo, atuou na docência na Graduação, no Programa de Pós-Graduação, incentivou a participação em pesquisa e extensão. Além da Universidade Estadual de Campinas, atuou em várias instituições estaduais, federais e internacionais, tais como, Universidade Federal do Pará; Universidade Federal de Alagoas, UFAL; Universidad Nacional de Córdoba, UNC; Universidade Federal da Bahia, BA; Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUCCAMP; Universidade Católica do Chile, PUC-Chile; Universidad Pedagógica Y Tecnológica de Colõmbia. No período de 1988 a 2022, desenvolveu 19 Projetos de Extensão Universitária, contemplando 18 alunos da graduação, 07 do Mestrado e 02 do Doutorado com bolsas de estudos; alunos, professores e diretores de escolas públicas, assim como, crianças em situação de vulnerabilidade social e do Movimento Sem Terra (MST). Dentre as produções conta com 60 artigos; 36 livros, 73 capítulos de livros, 112 apresentações de trabalhos, 151 participações em bancas de mestrado, 110 participações em bancas de doutorado, 374 participações em congressos; concluiu 47 orientações de dissertações de mestrado e 32 teses de doutorado, o que revela a necessidade de preservação da sua memória.

• Memória
  • Democratização