NomeEduardo Vasconcelos
Sua instituiçãoUniversidade Estadual de Goiás UEG
Sua titulaçãoDoutorando
Área Temática16. História
Grupo TemáticoPrácticas, espacios y naturaleza: construcción de saberes y conocimientos científicos en espacios globales.
TítuloPreludio contra o esquecimento: a ciência internacional feita no Ceará na segunda metade do século XIX

A ciência, feita e desenvolvida nos grandes centos mundiais aos poucos se espalha pelo mundo, sendo recepcionada nos centros locais para depois se espraiar as mais diversas periferias. Em síntese, essa a forma usual de explicarmos a história das ciências no Brasil. Todavia, ao importamos o esquema explicativo tradicional “centro e periferia” reafirmamos o primeiro (os centros) de detrimento do segundo (as periferias). Diante de tal situação indagamos: Haveria outra experiências ou formas de produção científica na realidade brasileira para além da dicotomia explicativa “centro e periferia”? A comunicação que pretendemos apresentar tem como objetivo problematizar os aspectos acima mencionados centrando-se no caso concerto que ocorreu na cidade de Fortaleza, capital a então província do Ceará, na década de 1850, após um jovem cearense retornar ao seu torrão natal com um diploma de nível superior obtido em Harvard University e implementar as praticas cientificas que ele aprendeu durante o seus anos de formação na mais antiga universidade do Estados Unidos. Assim, ele criou um museu de história natural, inicialmente como uma coleção de estudos particulares, posteriormente essa coleção foi a base do primeiro museu provincial. Por fim, chama a atenção que tanto a trajetória de vida do cearense que estudou fora e volta para aplicar os conhecimentos adquiridos em sua terra natal quanto o museu que ele criou foram totalmente obliterados pela historiografia tradicional. Pensar as ações cientificas feitas no Ceará e os motivos de tanto silêncio e/ou obliteração dessas ações complementam os objetivos da presente comunicação.

• Brasil
  • Século XX