NomeManuel Caleiro
InstituiçãoUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS
Área Temática01. Antropologia
Grupo TemáticoTerritorialidade e os Guarani na América Latina
TítuloColonização e nacionalização dos territórios Guarani e Kaiowá na região da tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai

A colonização ibérica na região da tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai iniciou-se de forma lenta, devido seu território estar mais ao centro-sul das Américas, em razão da dificuldades de acessá-lo por terra. Portanto, as primeiras áreas a serem impactadas se localizavam nos arredores das águas da Bacia do Prata. Apesar disso, sua colonização seguiu de forma ininterrupta, marcadas inicialmente pela utilização das encomiendas espanholas e sesmarias portuguesas. A conquista ocorreu de forma invasiva. As intenções quanto à colonização portuguesa, cujo início se deu na costa atlântica era clara desde seu primeiro documento oficial expedido pela coroa lusitana: um regimento contendo ordens para que não se entrasse em guerra com os povos nativos, pois assim facilitaria o diálogo para a cristianização dos povos que ali habitavam. O mesmo documento dizia que deveriam ser apartados os que decidiam seguir e não seguir a cruz. O que restava no território depois de toda a colonização era a morte. Nas Américas, quando surgiram colonizadores ao horizonte do mar, havia uma população de aproximadamente 70 milhões de pessoas. Um século e meio depois, esses povos, aniquilados, não passavam de 3,5 milhões. Na contemporaneidade, como consequência da Guerra da Tríplice Aliança, um alinhamento liberal permitiu que uma grande parte das terras consideradas públicas se tornassem privadas. A legitimação foi concedida para companhias colonizadoras, sob a missão de realizar atividades produtivas e “desbravar” o território, extraindo desses locais as matérias primas que necessitasse. Nesse contexto, foi apropriado o trabalho dos povos que habitavam essas regiões. O objetivo deste trabalho, consta em pesquisar as presenças territoriais historicamente verificadas na região da tríplice fronteira, compreender as dinâmicas socioeconômicas do processo de colonização da região pesquisada e identificar os impactos da colonização e nacionalização do território na região pesquisada.

• Povos Guarani e Kaiowá
  • Colonização da tríplice fronteira