NomeMirtes Antunes Locatelli Strapazzon
Nome completoDione da Rocha Bandeira
InstituiçãoUniversidade da Região de Joinville UNIVILLE
Área Temática03. Arte e Patrimônio Cultural
Grupo TemáticoLimites/fronteras del valor patrimonial: instituciones y prácticas socio-culturales en contextos de encierro para pensar ‘lo comun’
TítuloACERVOS MUSICAIS EM MUSEUS HISTÓRICOS: CULTURA MATERIAL E FUNÇÃO SOCIAL

Este resumo apresenta estudos preliminares que estão sendo desenvolvidos sobre acervo musical em museus históricos, com foco em aspectos da cultura material, tendo como estudo de caso o Museu Nacional de Imigração e Colonização/MNIC em Joinville/SC/Brasil. O tema se destaca pelo potencial do uso dos instrumentos musicais nos museus para o exercício da função social enquanto acervo sonoro. A pesquisa está se desenvolvendo por meios bibliográficos e documentais preliminares, através da metodologia do Estado do Conhecimento, que tem apontado a fragilidade na existência de espaços de memórias que sejam relacionados com acervos sonoros, tendo a ausência de possibilidades metodológicas ativas em pesquisa no que diz respeito a: formação, gestão e uso de acervos musicais. Portanto, o objetivo desse artigo é descrever os instrumentos musicais deste museu, tendo em vista a sua materialidade e possibilidade de usos deste acervo. O Museu Nacional de Imigração e Colonização/MNIC é uma instituição federal, administrada pela Secretaria de Cultura e Turismo em Joinville/SC, encarregada por recolher documentações relacionadas à imigração histórica do sul do Brasil, e tem como função produzir pesquisas históricas, etnológicas, sociológicas, etnográficas, elaboração de exposições, bem como as devidas divulgações. O método empregado é a análise documental em processo de consulta virtual às fichas de inventário e fotos do acervo musical oferecidas pelo referido museu. Na análise dos dados foram identificados todos os instrumentos musicais do acervo e erguidas algumas possibilidades de usos, destacando a função social enquanto acervo musical e sua materialidade.

• Museus
  • Acervos Musicais