NomeMaria Teixeira
TitulaçãoDoutorando
InstituiçãoUniversidade de São Pulo USP
Área Temática04. Ciências e Meio Ambiente
Grupo TemáticoESTUDOS E PESQUISAS EM QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NA AMÉRICA LATINA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
TítuloPermanências nas Motivações Políticas para a Construção de Repertórios de Ações Coletivas: Um Estudo das Experiências dos Atingidos Pelas Usinas Hidrelétricas de Itapebi e de Tucuruí, Brasil

A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições dos repertórios de ações coletivas na organização dos atingidos por barragens e suas motivações políticas. Privilegiou-se a experiência da população atingida pela Usina Hidrelétrica de Itapebi, procurando-se também resgatar a problemática vivenciada pela população atingida pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Intenta-se expor o que mantém a chama acesa, por décadas, a organização das populações nas duas experiências que ocorreram em tempos e regiões brasileiras distintas. Os repertórios de ações coletivas como categoria analítica, advêm do campo da teoria da sociologia política dos movimentos sociais, cujo significado é um conjunto de formas de ação em que há motivação política. A suposição inicial da pesquisa é de que, os repertórios de ações coletivas criados no âmbito local têm papel crucial na organização dos atingidos e ajudam a sustentar as demandas nacionais do Movimento dos Atingidos por Barragens. Os resultados da pesquisa apontam que, através da experiência local, vivenciada ao longo dos anos pelos envolvidos, esses repertórios têm desempenhado não somente uma função crucial na organização dos atingidos, impulsionando a permanência de ações coletivas no que se referem às questões compensatórias propostas pela empresa responsável, como também estimulando a criação e fortalecimento de políticas públicas que venham absorver as demandas locais e sua articulação com o movimento nacional dos atingidos.

• Repertórios de Ações Coletivas
  • Organização