NomeKizzy Resende
Sua instituiçãoUniversidade de São Paulo USP
Sua titulaçãoDoutorando
Área Temática08. Educación
Grupo TemáticoInnovación educativa y comunicación de la ciencia
TítuloA combinação de representações e seu potencial para ampliar as habilidades de orientação espacial

Este trabalho apresenta resultados de uma atividade realizada com estudantes dos cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Geografa da Universidade de São Paulo na disciplina de Metodologia do Ensino de Geografia. A atividade discutiu a importância do uso combinado de diferentes tipos de representações, como fotografias, desenhos e mapas para o desenvolvimento de habilidades relacionadas a orientação espacial, tais como a escolha de pontos de referência, a articulação entre as posições dos elementos no espaço e a identificação de pontos cardeais. A atividade incentivou os estudantes a observarem a natureza para compreender sua própria localização geográfica. A prática foi realizada em três etapas: fotografar uma paisagem conhecida contendo o Sol pouco antes de se pôr ou um pouco depois de nascer em um horizonte com outros elementos que seriam usados como pontos de referência, tais como prédios, antenas, casas ou árvores; fazer um croqui dessa fotografia para destacar um ponto de referência; e, por fim, transpor a paisagem para a visão vertical, elaborando um mapa mental com pontos de referência articulados e uma rosa dos ventos indicando as direções dos pontos cardeais com base na posição do Sol. A atividade trabalhou com noções de direção e sentido, ponto de referência, projeção, conservação, visão frontal, oblíqua e vertical. A análise dos dados indicou que as dificuldades relacionadas ao ponto de vista e o posicionamento da grade de coordenadas estiveram presentes majoritariamente nas atividades de estudantes que não utilizaram todas as representações de maneira combinada. Com isso, podemos reforçar a importância do uso combinado de diferentes representações no processo de desenvolvimento de habilidades importantes para a orientação espacial. Tal combinação é fundamental para que professores consigam atuar tanto em espaços formais quanto na divulgação cientifica da ciência geográfica.

• Orientação espacial
  • Geografia