Nomecândida Barros
Nome completoBruno Miranda
InstituiçãoUniversidade Federal Rural de Pernambuco UFRP
Área Temática17. Linguística y Literatura
Grupo TemáticoArchivos lingüísticos: aportes conceptuales, aspectos éticos y proyecciones para la revitalización
TítuloCartas “de quartel” em tupi de lideranças potiguara (1645): uma incursão interdisciplinar entre linguística e historiografia

O Arquivo Nacional de Haia possui uma pequena e única coleção de documentos em tupi de autoria de índios potiguara. São seis cartas escritas entre agosto e outubro de 1645, durante a Insurreição Pernambucana (1645-1654). Fazem parte dos raros espécimes textuais conhecidos que materializam a notícia da prática de escrita entre os índios do Nordeste. Elas sobreviveram como butim de guerra. Encaminhadas para a Holanda, foram traduzidas por Johannes Edwards.
Nessas cartas, os remetentes potiguara pró-portugueses tentam levar seus parentes aliados dos holandeses à rendição militar, com oferta de quartel. O tradutor para o holandês emprega o termo “quartier” (quartel), reiterando que todas as cartas dizem “a mesma coisa”, ou seja, tentam persuadir os destinatários a se entregarem. A documentação se manteve desconhecida no Brasil até sua divulgação por José Higino Duarte Pereira em 1886. Patrocinado pelo Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, ele copiou em arquivos holandeses a documentação sobre a guerra pernambucana.
Nosso objetivo ao abordar essa correspondência é estabelecer um diálogo entre a linguística e a história a partir do enquadramento dessa documentação como parte da prática militar e discursiva de “oferta de quartel”.

• Arquivo Nacional de Haia
  • potiguara