NomeKatharine Nunes
Sua titulaçãoDoutorando
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Educação e Sociedade Organizada
TítuloDireitos humanos e experimentação audiovisual na formação de professores de escolas públicas brasileiras

Pretende-se apresentar parte da proposta e dos processos/resultados da pesquisa de doutorado “EXPERIMENTANDO CINEMA NUM LUGAR-ESCOLA: a partir de fragmentos (de filmes) de Brasil e China em transformação", realizada na Universidade Estadual de Campinas (Brasil). Atentando-se a demandas de políticas públicas como a Lei 13.006/14 (exibição de produção nacional em escolas) e o Programa “Cinema & Educação: A experiência do cinema na escola de educação básica municipal” (Prefeitura de Campinas), esta investigação articula – no contexto de formação de professores de escolas públicas – sessões de cineclube dedicadas não só a ver e conversar, mas produzir imagens. Os fragmentos de filmes assistidos, fazem parte de um conjunto de obras brasileiras (pernambucanas) e chinesas (do cineasta Jia ZhangKe) sensíveis às transformações urbanas e sociais sentidas no cotidiano de pessoas cujo modo de vida local, comunitário e público está constantemente sendo ameaçado por interesses de grandes corporações privadas com apoio do Estado. Já os exercícios de experimentação audiovisual se inspiram na concepção de "dispositivo" proposta pelo projeto “Inventar com a diferença: cinema, educação e direitos humanos”, que propõe não necessariamente filmar um tema referente aos direitos humanos ou estimular professores a representar/reproduzir um discurso preexistente considerado “correto” sobre isso, mas apostar na potencialidade de que questões relativas a esses direitos emerjam da experiência de ter que lidar com diversos mundos e alteridades através do cinema. Outra relação desta pesquisa com questões de direitos humanos, tem sido perceber que políticas de inclusão digital presentes nos sistemas informáticos das escolas participantes, têm sido dedicadas mais à capacitação para consumo de ferramentas e de espaços digitais de forma preconcebida e induzida, do que potencializar práticas de experimentação/intervenção cidadã.

• Educação
  • Direitos Humanos