Dados do autor | |
---|---|
Nome | Giovana Shimoda Baptista |
E-mail do autor | Email escondido; Javascript é necessário. |
Sua instituição | Universidade Estadual de Campinas UNICAMP |
Sua titulação | Graduado |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 07. Direitos Humanos e Cultura da Paz |
Grupo Temático | Direitos Humanos, Educação e Democracia |
Título | UM LUGAR DE DIREITO - A intrínseca relação entre o ensino significativo e a luta política da Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Resumo | Esta pesquisa visa discutir a importância de uma abordagem significativa e o papel político-social da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como garantidor da dignidade humana. A EJA é associada à escolaridade compensatória àqueles que não conseguiram estudar na infância, com grande foco na alfabetização, sendo essencial compreendê-la para além do domínio básico da leitura, da escrita e das operações matemáticas. A alfabetização é também a habilidade para identificar, entender, interpretar, criar, calcular e se comunicar. Atrelada à alfabetização, ainda, está a questão da reconstrução da autoestima dos alunos como sujeitos capazes de aprender e pertencentes ao ambiente escolar. Esta função é intrínseca ao EJA, já que a volta aos estudos é um desafio já conhecido e muitos alunos carregam experiências pouco positivas anteriores com o ambiente escolar. Desse modo, discute-se também as desigualdades de acesso à alfabetização de qualidade e como elas aprofundam e reproduzem desigualdades sociais, impedindo a realização plena da democracia no país. Educar está diretamente relacionado ao desenvolvimento pleno do aluno, como cidadão e como humano, em todas as suas dimensões. A perseverança de educadores e educandos com a atividade pedagógica, apesar dos entraves e obstáculos colocados pelo atual contexto, demonstra a capacidade da prática educativa contra todas as formas de discriminação e seu caráter de luta pelo acesso democrático à educação e cultura. A partir de revisão bibliográfica busca-se apresentar a importância da abordagem significativa para o desenvolvimento integral do indivíduo e sua relação com as desigualdades sociais e econômicas, ainda mais importante no contexto do Ensino de Jovens Adultos; as implicações da presença destes alunos no espaço escolar para sua retomada de autoconfiança e noção de si como cidadão portador de dignidade humana e, consequentemente, de Direitos. A defesa da EJA é uma luta política por Direitos, por Educação e por Dignidade. |
Palavras-chave | |
Palavras-chave |
|