NomeCesar Nunes
Sua titulaçãoDoutorando
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Educação e Democracia
TítuloFORMAÇÃO ESPORTIVA E DIREITOS HUMANOS: UMA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA PARA A SOLIDARIEDADE HUMANA E A PRODUÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL.

Os Direitos Humanos são hoje uma realidade propositiva em todas as sociedades. A trajetória histórica da constituição dos Direitos Humanos é reconhecida em todos os países pautados pela democracia e pela busca da justiça social. No entanto, a Educação em Direitos Humanos ainda não se traduz numa prática universal, inclusiva e acessível a todas as pessoas. O propósito de Educar em Direitos Humanos tem sido a principal tarefa e as constantes convocações de organismos internacionais, bem como as destacadas políticas de Educação em Direitos Humanos, a aprovação de planos nacionais, de convenções internacionais e regionais, de arranjos colaborativos e de projetos intersetoriais tem sido acolhidas em muitos países globais. Os Esportes são hoje um dos mais destacados fenômenos de influência social, produzindo condutas e estimulando ideias, movimentos e estilos de vida, sobretudo entre jovens e crianças, de todos os países e das diversas culturas, etnias e grupos sociais. A Educação em Direitos Humanos em todas as esferas sociais, pode ser uma resposta a esses desafios, através de movimentos culturais, de pesquisas, de práticas escolares e de desenvolvimento de referenciais projetos esportivos. Pretendemos discutir nesse pesquisa esta promissora potencialidade educacional em Esportes e Direitos Humanos buscando formar e sensibilizar para produção de práticas sociais justas, sustentáveis, solidárias e inclusivas.

• Direitos Humanos;
  • Educação Esportiva;