Dados do autor
NomeLuiza Milok
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoUniversidade Presbiteriana Mackenzie UPM
Sua titulaçãoGraduado
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Proposta de Paper
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Educação e Democracia
TítuloOS DESAFIOS PARA A SUPERAÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Resumo

Esta pesquisa dedica-se ao tema que reconhece a intrínseca relação entre o racismo e a sociedade contemporânea brasileira, percebida em números, por exemplo, como dos anos de 2021 e 2022, em que foi registrado um aumento de 625% nos casos de racismo (CNNBRASIL, 2022). Parte-se da constatação de que o racismo se caracteriza pela discriminação decorrente de uma ordem social, ou seja, de uma estrutura que se manifesta por meio de práticas conscientes ou inconscientes e que culminam em desvantagens ou privilégios para indivíduos, a depender do grupo racial a qual pertence (ALMEIDA, 2019). No Brasil, o racismo atinge milhões de pessoas desde o período colonial, pois como a história nos revela a nação africana que foi trazida a força para este território acabou sendo obrigada a práticas desumanizadoras em nome de supostas ações civilizatórias declaradas pelos detentores do poder, visto que, segundo eles, os povos africanos eram primitivos, sem história, bestiais e envoltos em ferocidade e superstição (ALMEIDA, 2019). É nesse sentido que nos apropriamos da categoria de racismo estrutural para desvelar de que forma a sociedade atual está acostumada a normalizar e reproduzir práticas racistas explícitas ou subentendidas, sem que existissem procedimentos capazes de proporcionar a conscientização social e a mudança desta perspectiva de violência tão enraizada. Portanto, buscaremos descobrir quais as possibilidades de superação do racismo estrutural e, para isto, iremos expandir a compreensão acerca do tema da educação em direitos humanos. Vislumbramos identificar se essa proposta educativa é capaz de, diante da constatação e da compreensão dos mecanismos de reprodução do racismo estrutural, se tornar uma ação transformadora efetiva, pelo qual a implementação de um sistema educativo em direitos humanos seria adequada para promover a compreensão e o respeito às diversidades culturais e a humanização dos indivíduos.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • RACISMO ESTRUTURAL
  • EDUCAÇÃO
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
  • DESAFIOS SOCIAIS