NomeJANIA
InstituiçãoUniversidade Estadual de Campinas UNICAMP
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Educação e Democracia
TítuloFORMAÇÃO FILOSÓFICA E POLÍTICA DO COMUNICADOR SOCIAL NO BRASIL: CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS

A principal dimensão da sociedade é a comunicação social. Nenhum ser humano se comunica com outro senão não tiver a priori, algum interesse comum ou recíproco. Então nesse sentido a sociedade é sempre um processo e um espaço de comunicação.
Comunicar, aqui não significa mediar previamente processos informativos, mas muito mais do que isso, transmitir de maneira profunda as contradições e as possibilidades da convivência humana em sociedade, coletividade e estado de direito.
O comunicador, nesse sentido não é o anunciador da novidade do dia, mas é o mantenedor da profundidade das relações entre todas as pessoas. Quem comunica mantém os laços, as relações, as potencialidades do grupo humano e um grupo humano, mesmo que forte, sem comunicação, não potencializa o que ele tem. A comunicação social, nesse sentido político não simplesmente a ilustração de um adjetivo ou de uma potencialidade exótica, a comunicação é, nesse sentido organicamente a existência profunda da realidade diversa de uma sociedade e de uma comunidade política.
A comunicação tem um papel fundamental em uma sociedade organizada, impactando de forma direta na vida da população. A partir desta afirmação podemos pensar sobre a comunicação de massa e destacar a concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucos, obedecendo o caráter de servir ao capital, ditando diariamente as regras do viver e ser a partir da lógica do consumo.
É inegável a interferência dos meios de comunicação social nos hábitos, costumes, condutas, deveres e direitos.

• DIREITOS HUMANOS
  • COMUNICAÇÃO