Dados do autor
NomeSophia Sacamoto
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoUniversidade Presbiteriana Mackenzie UPM
Sua titulaçãoGraduado
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Proposta de Paper
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Educação e Democracia
TítuloComo garantir o direito à educação das crianças e adolescentes refugiados
Resumo

A pesquisa aborda o tema dos Direitos Humanos e dos refugiados, com foco no direito à educação de crianças e adolescentes em situação de refúgio no Brasil. O objetivo é identificar como o país tem acolhido a maioria das crianças refugiadas e se existem políticas públicas em acordo com o que propõe o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - ACNUR. A pesquisa busca entender as desigualdades existentes no país e encontrar maneiras eficazes para garantir o direito à educação das crianças e adolescentes refugiados. A metodologia utilizada será a análise de fontes bibliográficas e estudos de notícias para comparação com políticas públicas de outros países. A pesquisa tem objetivos específicos como analisar a relação de refugiados com a educação em outros países, identificar as maiores dificuldades enfrentadas pelas crianças e adolescentes refugiados, aprofundar em políticas públicas em funcionamento e propor soluções eficazes para garantir o direito de todos os imigrantes. A pesquisa busca contribuir para a compreensão da problemática social envolvida no tema e garantir o direito das crianças e adolescentes em núcleos de famílias vulneráveis.

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Refugiados
  • Crianças e adolescentes
  • Direitos à educação