NomeFelipe Fray Barbosa
Sua titulaçãoGraduado
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Educação e Democracia
TítuloEducação para a paz e justiça social: a importância da inclusão e reflexão crítica

A educação desempenha um papel crucial na construção da paz e promoção da justiça social. Neste resumo, embasado em autores como Miguel Arroyo e Paulo Freire, discutimos o papel da educação na promoção da justiça social e da paz, bem como as metodologias que podem ser usadas para alcançar esses objetivos.
Através de uma revisão da literatura, argumentamos que uma educação inclusiva e equitativa, que valoriza a diversidade e o respeito mútuo, é fundamental para a construção da paz e promoção da justiça social. Também destacamos a importância da educação crítica e reflexiva para desenvolvimento da consciência social e política, incentivando os estudantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
As metodologias que podem ser utilizadas incluem a pedagogia crítica e a educação para os direitos humanos. A pedagogia crítica valoriza a participação ativa dos estudantes no processo educativo e busca criar um espaço para a reflexão e a ação crítica em relação às realidades sociais e políticas. A educação para os direitos humanos busca capacitar os estudantes para reconhecer, promover e defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, contribuindo para a construção de uma cultura de paz e justiça social.
Em conclusão, acreditamos que a educação pode ser um meio poderoso para a construção da paz e promoção da justiça social, desde que seja inclusiva, equitativa, crítica e reflexiva. A discussão desse tema é relevante em um contexto global em que muitas comunidades enfrentam desigualdades socioeconômicas, políticas e culturais, bem como conflitos e violações dos direitos humanos.
A metodologia utilizada nesta pesquisa foi uma revisão da literatura. Foi realizada uma busca em bases de dados acadêmicas para encontrar artigos, livros e outros materiais sobre o tema da educação como meio de construção da paz e promoção da justiça social. A partir da análise desses materiais, foram identificados os principais argumentos e perspectivas relacionados ao tema.

• educação
  • justiça social