NomeJoão Bosco Alves de Amorim
Área Temática07. Direitos Humanos e Cultura da Paz
Grupo TemáticoDireitos Humanos, Educação e Democracia
TítuloEDUCAÇÃO, FILOSOFIA E EMANCIPAÇÃO

ALiber Filosofia da Libertação e a Pedagogia do Oprimido como mediações para a Educação em Direitos Humanos na América Latina.
Muitos teóricos da Filosofia questionam se a Filosofia da Libertação é de fato e de direito uma Filosofia como produção teórica capaz de refletir a realidade e de produzir um pensamento socialmente original e crítico.
O projeto que apresentamos busca aprofundar a questão da Filosofia da Libertação. Trata-se da intenção de articular a base conceitual, ontológica, epistemológica e política, do que reconhecemos como Filosofia da Libertação, para entabular uma síntese com o pensamento de Paulo Freire (1921-1997) sobretudo aquelas categorias que compuseram a reflexão sobre a categoria de “opressão e oprimido”, que tanto nos facultaria condições de interpretar e definir as bases da sociedade de classes e de suas contradições.
Pretendemos integrar esses dois conceitos e essas duas grandes produções teóricas de base latino-americana, tanto para reconstituir seus fundamentos e indagar suas sínteses comuns quanto para explicitar seu caráter emancipatório comum e constituir possibilidades de sua reassunção como instrumento e mediação de resistência, de luta e de enfrentamento, teórico e político. Através de uma séria e profunda pesquisa buscaremos demonstrar através do que se tem produzido, que a Filosofia da Libertação não só reflete, mas participa com sua produção dos diversos momentos históricos do Continente americano nas lutas e nas conquistas de seus interlocutores e então constatarmos ou não o que seus defensores defendem como não só possível, mas já consequente no pensamento global e na Filosofia Universal.
Ao buscarmos alinhavar as considerações da Filosofia da Libertação com as categorias da Pedagogia do Oprimido estaremos integrando os recursos entre a Filosofia e a Educação, de modo a realizar a orgânica integração desses proeminentes campos da prática social, que são fundamentais para a retomada da trajetória crítica e das lutas soc

• Libertação
  • Filosofia