NomeIzabele De Almeida
InstituiçãoUniversidade Federal do Amapá Unifap
Área Temática11. Estudos de Fronteiras
Grupo TemáticoNATURALEZA DE LAS FRONTERAS Y FRONTERAS DE LA NATURALEZA
TítuloConflitos por terras e expansão do agronegócio de grãos no cerrado amapaense: o caso da rodovia AP-70, Macapá – Itaubal

Nos últimos anos observamos a expansão do agronegócio de grãos (soja e milho) no Amapá, mais especificamente nas áreas de cerrado. Esse fenômeno tem levado a constantes conflitos socioterritoriais tendo em vista que as áreas de expansão em geral são ocupadas a tempos por povos tradicionais e camponeses em terras ainda públicas, sendo portanto, posseiros, quilombolas, ribeirinhos entre outros. O objetivo portanto é o de analisar a apropriação privada da terra pública na faixa que compreende a rodovia AP-70, pavimentada recentemente e estrategicamente para atender os interesses do agronegócio, face aos conflitos provocados junto aos povos ali historicamente consolidados. Para realização desse trabalho, adotamos o materialismo dialético e a ecologia política, recorremos a entrevistas qualitativas com envolvidos, dados coletados junto a Comissão Pastoral da Terra (que acompanha esses conflitos) além de séries fotográficas, imagens entre outros. Os resultados apontam a existência do projeto político direcionado ao atendimento da expansão do agronegócio, envolvendo a transferência de terras para aqueles que não tem direito sobre as mesmas, criação de infraestruturas para o mesmo ao passo que esse processo é permeado por conflitos contra aqueles que historicamente encontram-se na região.

• Conflitos socioterritoriais
  • Ecologia política