NomeMatheus Pimenta dos Santos
Sua titulaçãoMestrando
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoEDUCACIÓN, FRONTERAS Y GLOBALIZACIÓN
TítuloA fundamentação teórica da Base Nacional Comum Curricular e das Bases Curriculares: uma aproximação ente os documentos curriculares de Brasil e Chile

A Educação Comparada é uma área de estudo ampla e tem investigado temas variados, entre eles, os currículos. No caso específico dos currículos, a investigação desse objeto de estudo tem se mostrado fundamental, pois permite a compreensão dos direcionamentos teóricos, metodológicos e pedagógicos desses documentos. Tal compreensão é de interesse não só de pesquisadores da área, mas também de educadores e gestores escolares. Assim, esse trabalho buscou iniciar uma discussão sobre uma relação ainda pouco estudada: a entre os documentos produzidos pelas recentes reformas curriculares no Brasil e no Chile. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar comparativamente as Bases Curriculares chilenas e a Base Nacional Comum Curricular brasileira com a intenção de compreender a fundamentação teórico-metodológica dos dois documentos. Para o cumprimento de tal objetivo se recorreu ao método de análise documental, ou seja, ao contexto de produção do texto. Optou-se também pelo recorte de análise da etapa dos anos finais do ensino fundamental que, na BNCC, corresponde ao período entre o 6º e o 9º ano e a estudantes na faixa etária de 11 a 14 anos, traçando um paralelo que correspondeu a essa faixa de idade nos dois sistemas de ensino, realizando as adequações necessárias. Como resultado, observou-se uma aproximação da base teórica da proposta pedagógica dos dois documentos curriculares, com a construção de currículos por competências, o foco do processo de ensino-aprendizagem no estudante e algumas diferenças em relação a centralidade dada em cada documento as disciplinas de referência.

• Currículo
  • Educação Comparada