NomeJosé Lindomar Albuquerque
Nome completoLuiz Fabio Paiva
InstituiçãoUniversidade Federal do Ceará UFC
Área Temática11. Estudos de Fronteiras
Grupo TemáticoRepensar la frontera: dinámicas transfronterizas, ilegalismos y criminalidad.
TítuloA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CIDADANIA EM UMA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA (BRASIL, COLÔMBIA, PERU).

A apresentação visa compreender a experiência social de construção de uma cidadania fronteiriça a partir da vida de pessoas que residem em e entre territórios da Colômbia, Peru e Brasil, compartilhando de problemas comuns ligados ao território, ao Estado e à sobrevivência. É fundamental para esse trabalho pensar não a cidadania como um modelo conceitual, mas como uma experiência cotidiana na qual as pessoas falam dela por meio de suas vivências, lutas e formas de sobrevivência (Holston, 2013). Essa experiência envolve ainda um julgamento permanente de pessoas que vivem em fronteiras e avaliam, diariamente, os problemas causados pelas negligências e intervenções dos Estados nacionais desde o horizonte de suas práticas de sobrevivência. Os relatos empíricos aqui apresentados foram produzidos a partir de uma pesquisa qualitativa desenvolvida entre os anos de 2014-2018 pelos pesquisadores com apoio de investigadores locais que, entre outras coisas, nos auxiliaram em visitas, conversações, entrevistas e grupos focais.

• cidadania, fronteira, ilegalismos, territorio, sobrevivência