NomeRafael Foletto
InstituiçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN
Área Temática18. Migraciones
Grupo TemáticoMigración y salud en América Latina
TítuloCampanhas de saúde pública para migrantes e refugiados: análise de investigações brasileiras produzidas entre 2018-2022

O presente texto tem por objetivo investigar e analisar pesquisas da área da Comunicação relacionadas a saúde pública de atenção e cuidado com migrantes e refugiados, de maneira a se construir um panorama amplo de dados relativos a essas pesquisas e, posteriormente, projetar estratégias investigativas que possam impactar na construção de alternativas construtivas para solucionar lacunas existes nas políticas de atenção à saúde, em consonância com as demandas desses sujeitos em vulnerabilidade social. Desse modo, desenvolve-se, como processualidade de investigação, a pesquisa da pesquisa para, a partir da pesquisa exploratória, analisar produções desenvolvidas acerca do tema de interesse, comunicação e saúde. Pois, essa temática ocupa um espaço significativo de problematização na produção científica, a qual apresenta uma proximidade com as questões de políticas, práticas e estratégias, inclusive de comunicação. Como experiência analítica, considera-se, para tanto, produções brasileiras que atentam impacto dos recentes fluxos migratórios no espaço do país e da América Latina, tendo como período 2018 a 2022. Para tanto, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, para desenvolver um levantamento de dados por meio de palavras-chave em bases de pesquisa como Scielo e Google Acadêmico, para primeiramente observar os títulos e, na sequência, analisar os resumos e, posteriormente, selecionar artigos com relevância para o estudo do trabalho completo. Pensa-se que essa pesquisa pode contribuir para as discussões sobre comunicação e saúde, ao observar e analisar conhecimentos e práticas elaboradas com foco em atender os indivíduos e suas particularidades, como é o caso de migrantes e refugiados. Ainda, para entender a relevância da comunicação para a democracia, a garantia do direito à saúde e o exercício da cidadania.

• Comunicação
  • Estratégias de comunicação