NomeJuliana Cristina Faggion Bergmann
Sua instituiçãoUniversidade Federal de Santa Catarina UFSC
Sua titulaçãoPós-Doutorado
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoTendencias en la educación de lenguas en un mundo digital
TítuloIntegração de tecnologias na formação inicial do docente de línguas estrangeiras: relatos de estágio

Com a pandemia da Covid-19 e a retomada das atividades escolares em formato remoto, tanto para a educação básica quanto superior, o uso de tecnologias digitais mediando o processo de aprendizagem, que antes era uma opção, passou a ser fundamental. Esse poderia não ter sido uma mudança muito forte na prática docente do professor de línguas estrangeiras, que têm uma tradição histórica no uso de tecnologias em suas práticas pedagógicas. No entanto, essa nao estava sendo a realidade pré-pandemia. Pesquisas apontaram (Fadini et al., 2013; Santana et al., 2017; Bergmann, 2019) a dificuldade de futuros professores de línguas estrangeiras de integrar diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação a suas práticas pedagógicas durante a formação inicial, paradoxalmente um espaço de experimentação e de inovação. Resultados mostraram que, apesar de estarem imersos em um mundo digital e dominarem as ferramentas em sua vida cotidiana, assim como escolar quando na posição de alunos, não havia uma transferência deste conhecimento para a prática pedagógica quando estavam na posição de professores durante seu estágio supervisionado obrigatório. Considerando este novo contexto, esta comunicação apresenta um olhar sobre essa mais recente etapa da atividade do futuro professor de línguas estrangeiras, debruçando-nos sobre o desafio da integração das tecnologias digitais durante a pandemia em ensino remoto por estagiários de letras estrangeiras - espanhol, investigando como reagiram diante do cenário, o que mudou nas suas práticas quando comparadas com pesquisas anteriores e que tipo de atividades foram aplicadas em sala de aula, especialmente quanto ao seu grau de inovação. A análise se dá a partir de um estudo de caso documental dos relatos de estágio supervisionado do curso de letras espanhol da modalidade presencial de uma Universidade Federal do sul do Brasil.

• tecnologia educacional
  • formação inicial docente
  • práticas pedagógicas digitais
  • estágio supervisionado