Dados do autor
NomeGabriela Marçal Nunes
E-mail do autorEmail escondido; Javascript é necessário.
Sua instituiçãoUniversidade Federal de Santa Catarina UFSC
Sua titulaçãoMestrando
País de origem do autorBrasil
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores]
Proposta de Paper
Área Temática08. Educação
Grupo TemáticoTendencias en la educación de lenguas en un mundo digital
TítuloColmeia de Apps: desenvolvimento de uma plataforma on-line e colaborativa de análise de aplicativos
Resumo

Inúmeros autores definem o atual momento como Era Digital, onde quase tudo pode ser feito através de smartphones conectados à internet. Essas mudanças não afetaram apenas a vida cotidiana das pessoas, mas também o ambiente escolar que vêm sendo significativamente alterado. Quando se trata de línguas estrangeiras, o uso das TDIC pode ser um potencializador de todo o processo de ensino/aprendizagem, pois possibilita o uso de diversos recursos e mídias. Nesse caso, os aplicativos podem ser convertidos em possíveis recursos didáticos. Entretanto, no momento de escolha do app mais adequado, o docente se depara com novos obstáculos que vão além de questões relacionadas à infraestrutura escolar, carga horária exaustiva de trabalho, e a falta de compartilhamento com outros colegas, elas estão relacionadas à infinidade de apps disponíveis nas plataformas digitais, o que leva o professor a ter dúvidas sobre qual aplicativo deve ser o mais adequado às suas necessidades. Visando auxiliar o professor na escolha do aplicativo mais apropriado de acordo com os objetivos dos seus alunos, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma on-line e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras, chamada Colmeia de Apps, cujas análises são feitas por e para professores, que se propõe a ser um espaço de compartilhamento sobre o uso dessas novas ferramentas digitais. O Colmeia de Apps foi idealizado a partir de um instrumento de análise de aplicativos, em que questões específicas relacionadas à aprendizagem da língua são levadas em consideração. Para além do desenvolvimento, o presente trabalho apresenta questões de aprimoramento dessa plataforma, requeridas a partir de uma avaliação feita por profissionais da área de ensino de línguas através de um questionário, com questões que avaliaram desde o instrumento de análise de apps até questões relativas ao design e usabilidade da plataforma, que pode ser acessada através do site analisedeapps.sites.ufsc.br

Palavras-chave
Palavras-chave
  • Análise de apps
  • Línguas estrangeiras
  • Aplicativos Móveis
  • Plataforma colaborativa