Dados do autor | |
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Nome | Shirlei Kricinski |
E-mail do autor | Email escondido; Javascript é necessário. |
Sua instituição | Universidade Federal de Santa Catarina UFSC |
Sua titulação | Mestrando |
País de origem do autor | Brasil |
Dados co-autor(es) [Máximo de 2 co-autores] | |
Email escondido; Javascript é necessário. | |
Nome completo | jULIANA CRISTINA FAGGION BERGMANN |
Titulação | Doutor |
País de origem do co-autor | Brasil |
Instituição | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC |
Proposta de Paper | |
Área Temática | 08. Educação |
Grupo Temático | Tendencias en la educación de lenguas en un mundo digital |
Título | ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO |
Resumo | Este trabalho visa contribuir com a urgente demanda que a educação tem de refletir e propor o desenvolvimento de estratégias de leitura que sejam capazes de aprimorar e estimular a compreensão leitora dos estudantes. O retorno do ensino presencial trouxe consigo a demanda de realizar avaliações com os estudantes para conferir os impactos causados pela pandemia do Covid – 19. As análises dos resultados demonstraram que os estudantes não têm uma leitura autônoma capaz de distinguir um fato da opinião relativa a este fato e, apresentam dificuldades com a coerência e coesão no processamento do texto, o que resulta em não serem leitores autônomos capazes de identificar a tese de um texto, estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la, estabelecer relação causa/ consequência entre partes e elementos do texto e identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. Esses dados foram analisados com base na matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica. A pandemia não foi a única responsável por esses resultados, outros gargalos na educação contribuem para essas disparidades, por este motivo, faz-se necessário que educadores e educadoras reflitam sobre estratégias para que tenham subsídios para lidar com os desafios da educação, reafirmando assim, um dos compromissos de quem faz educação pública de qualidade que é desenvolver cidadãos proficientes em leitura. |
Palavras-chave | |
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